O ICBEU

 

 
O Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, é uma sociedade civil de caráter cultural e sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal, estadual e federal. Fundado em 1949, tem como finalidade o ensino, a difusão e o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos. Em 1969, o ICBEU conquista definitivamente sua sede própria, na Rua da Bahia 1723, próximo a Praça da Liberdade, em um dos pontos nobres de Belo Horizonte. O ICBEU é de fácil acesso, servido pelas principais linhas de ônibus. Seu edifício foi projetado pelo arquiteto e professor Sylvio de Vasconcellos exclusivamente para ser a sede do Instituto. O prédio engloba ainda um teatro com 220 lugares, uma galeria de arte e uma biblioteca com um acervo de 16 mil obras e os principais jornais do Brasil e dos Estados Unidos.
 
imagem_icbeu_historia
 
 
As salas de aula do ICBEU foram projetadas de forma a proporcionar maior conforto e comodidade de nossos alunos. Em sua maioria, comportam entre seis e doze alunos, garantindo que todos recebam atenção pessoal e interajam entre sí, tornando a experiência em sala de aula rica e agradável. Nossas salas ainda contam com recursos audiovisuais, ar-condicionado e decorações temáticas dos estados norte Americanos, que provocam uma verdadeira imersão na cultura americana.
 
imagem_icbeu_salas
 
Com uma visibilidade privilegiada para a rua da Bahia, a Galeria de Artes Sylvio Vasconcellos possui 200 m², onde são realizadas exposições e lançamentos de livros de autores e artistas plásticos já consagrados, bem como, de novos talentos e alunos do ICBEU. Paralelamente são realizados eventos, lançamentos de livros, CD’s e diversas atividades culturais.A Galeria é aberta à comunidade de segunda a sexta, de 8 às 21h e aos sábados de 08h as 16h. As exposições permanecem em cartaz, em média, por 2 semanas. A entrada é franca e os trabalhos são vistos por alunos, funcionários, professores e demais frequentadores do espaço cultural, além das dezenas de pessoas que passam pela porta do ICBEU todos os dias.Contato:
31. 3248-5000
 
imagem_galeria

Estes são alguns de nossos conveniados. Para consultar a lista completa e saber se sua empresa possui desconto em nossos cursos, entre em contato conosco.

 

 

Web
 
Tendo em vista o bem da comunidade e a inserção de todos no estudo da língua inglesa, o ICBEU apoia programas de inclusão social. Além de oferecer um ensino altamente qualificado, o ICBEU tem como missão desde a sua fundação, promover consciência e integração através de projetos que beneficiam os mais carentes. E para coordenar seus projetos o ICBEU conta com ajuda de voluntários professores e funcionários da Instituição.
Conheça os projetos realizados:
 

English Access Microscholarship Program

 
O programa de Inglês Microschlarship, oferecido no período de 2011 e 2012 pela Embaixada Americana dos Estados Unidos em parceria com o ICBEU e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, ofereceu a 50 adolescentes carentes das escolas públicas municipais com faixa etária dos 14 a 16 anos, principalmente da classe sócio-econômica menos favorecida, a oportunidade de, enquanto trabalhavam suas habilidades de linguagem, se familiarizar com os aspectos da cultura dos Estados Unidos e, portanto, desenvolvem uma compreensão mais profunda de temas atuais da sociedade norte-americana. Adquirindo maior sensibilidade às diferenças culturais, juntamente com as competências linguísticas, estes alunos tem, através do programa, o acesso a oportunidades que antes lhe eram desfavorecidas.
 
imagem1_icbeusocial
 

Projeto Social AMAGIS

 
Em 2007 o ICBEU desenvolveu um projeto social de ensino da Língua Inglesa, realizado em parceria com a AMAGIS de aulas ministradas para crianças e adolescentes carentes do Núcleo de Arte e Cultura Desembargador Márcio Sollero (NAC), integrante do Núcleo de Trabalho e Integração Social (NUTRIS). Para cada semestre, a coordenação pedagógica do NAC definiu um tema cultural de interesse das crianças e dos adolescentes e esse tema foi trabalhado conjuntamente pelas oficinas de inglês, de arte, de cultura e de esportes. Consistiu em um trabalho gratuito e voluntário de professores e alunos do ICBEU que disponibilizam parte de seu tempo, levando parte da cultura Inglesa para estas crianças e adolescentes.
 
imagem2_icbeusocial
 

Programa de Treinamento e Capacitação para os Professores da Rede Municipal e Estadual

 
Programa desenvolvido em parceria com Embaixada Americana, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Secretaria de Educação do Estado com objetivo de capacitar professores das redes públicas municipais e estaduais. Com inicio no ano de 2004, beneficiou aproximadamente 300 professores das redes de ensino municipal e estadual. Conta com o apoio das Secretarias da Educação Estadual e Municipal de Belo Horizonte e escolas públicas do Estado e Município. Estes professores são indicados por diretores de escolas públicas de áreas periféricas de Belo Horizonte para o aperfeiçoamento do Inglês e técnicas de Ensino, um trabalho em paralelo com professores de Inglês da Rede Municipal.
 
imagem3_icbeusocial
 

PROGRAMAS DE 2014

 

Programa Jovens Embaixadores

 
O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores público, privado e com o ICBEU. Dentre os nossos grandes colaboradores, encontram-se o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, o Ministério da Educação – MEC e a rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.
Este programa busca beneficiar estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excelentes estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes ao mesmo tempo em que nos ajudam a fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

O ICBEU é responsável pela seleção de alunos de Minas Gerais. As inscrições de 2014 estão previstas para início de abril.
Para mais informações acesse http://jes.embaixadaamericana.org.br/
 
imagem4_icbeusocial
 

Programa Abrahan Lincoln

 
Desenvolvido pelo ICBEU, o Programa Abrahan Lincoln é um trabalho voluntário de professores que iniciou em, e já beneficiou cerca de 150 alunos carentes entre crianças e adolescentes. Foram alunos indicados e selecionados por diretores do “Projeto Escola Viva” Comunidade Ativa, supervisionado pela Secretaria de Educação Municipal e Estadual, visando auxiliar na educação de alunos carentes que se desempenharam bem no decorrer do ano letivo e que possuíam interesse de aperfeiçoar seus conhecimentos na língua inglesa.
O Programa Abraham Lincoln oferece dois anos de ensino intensivo de inglês, 320 horas-aula do nível básico a intermediário, a alunos de escolas públicas em Belo Horizonte que tenham desempenho escolar brilhante, estejam na faixa etária dos 13 aos 15 anos e pertençam à uma camada social economicamente desfavorecida.
Além de aprenderem o inglês como língua estrangeira, os alunos aprenderão, através de atividades específicas dentro e fora da sala de aula, sobre valores culturais e democráticos brasileiros e americanos. A expectativa é de que os participantes cresçam como cidadãos de um mundo globalizado e aprendam a entender diversidades culturais e como lidar com elas. Espera-se também que eles tenham acesso a oportunidades às quais não teriam de outra forma.

O curso de 2014 está programado para iniciar no dia 11/03/2014, com a participação de 28 alunos.
 
imagem5_icbeusocial
 

 

Bolsas de Estudos

Além dos programas sociais o ICBEU disponibiliza  bolsas de estudo , onde os alunos podem obter um percentual de até 100 % sobre os cursos regulares  e ainda parcelar o restante do valor da mensalidade , deixando as parcelas das mensalidades ainda menores!
 
Se você tem interesse em solicitar uma bolsa de estudo, consulte o regulamento para bolsas e preencha o formulário, entregando-o junto com a sua documentação na secretaria do ICBEU, de segunda a sexta das 11h às 20h ou aos sábados de 8h30 às 14h. Para mais informações, entre em contato conosco.

 

[Download] Formulário Bolsa
[Download] Regulamento

American Revolutionary War – 19 de outubro

American Revolutionary War – 19 de outubro

Foi com a Guerra de Independência dos Estados Unidos (também chamada de Revolução Americana) que as treze colônias da Grã-Bretanha na América do Norte conquistaram sua independência, tornando-se um novo país, os Estados Unidos da América.  Antecedentes Antes da década de 1760, as colônias gozavam de muita liberdade, apesar de estar sob o ...

Read more

Our location

Contact us!

  • FacebookTwitterYoutube
  • Telefone

    (31) 3248-5000

  • Email

    secretaria@icbeu.com.br

  • Localização

    Rua da Bahia, 1723 - Lourdes - Belo Horizonte/ MG

  • Horário de Atendimento

    Segunda à Sexta, 08h às 20h
    Sábado, de 08h às 14h

Parceria

Parceiro Parceiro Parceiro

ICBEU Belo Horizonte - Todos os Direitos Reservados. Site produzido por Agência Making Social Media