26 mar 2014 - Por Alunos perdem bolsas de estudos ao reprovar no inglês

icbeu_bh_cienciassemfronteiras

Lançado em 2011, o Ciência sem Fronteiras, programa do Governo Federal, oferece, aos brasileiros, mais de 100 mil bolsas de estudos no exterior. O projeto prevê a utilização dos incentivos para promover o intercâmbio de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio fora do país.

Conforme dados de 2013, 22.885 bolsistas estão em Portugal, o que corresponde a quase 13% do total. O número é alto, levando-se em consideração que o Brasil tem convênio com 20 nações. O motivo da grande concentração de estudantes em território português não é a qualidade do ensino ofertado no país, mas a falta de domínio do inglês dos alunos.

Para se ter uma ideia, no último edital de janeiro, 174 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – a que mais envia alunos ao exterior pelo Ciência sem Fronteiras – escolheram Portugal como destino. Apenas 85 optaram pela Inglaterra. “Sem dúvida, essa procura é tão desproporcional por causa do idioma”, afirmou Nicolas Maillard, pesquisador francês e vice-secretário de Relações Internacionais da instituição gaúcha, em entrevista ao portal Terra.

Ao se inscrever para o intercâmbio, os alunos passam por teste de proficiência da língua oficial falada no país para onde desejam embarcar, seja inglês, espanhol, francês ou qualquer outra. No último edital, o governo diminuiu de 72 para 42 o número mínimo de pontos para que o candidato seja aprovado no exame e passou a oferecer cursos presenciais nos locais de destino, para melhorar o conhecimento no idioma do estudante ao chegar lá.

No entanto, a solução apresentada por especialistas é que se invista na qualidade dos cursos atuantes no Brasil, focados no domínio de línguas, principalmente, o inglês. A realidade é que a falta de fluência está impedindo a liberação das bolsas de estudos, já que, sem falar o idioma, o aluno não tem condições de se especializar em universidades no exterior, na área em que atua.

Atualmente, o programa tem mais de 40 mil vagas não preenchidas e muitos dos estudantes já selecionados acabam reprovados no teste de inglês e podem perder a bolsa de estudo. Já pensou deixar uma oportunidade como essa escapar por não falar inglês?

American Revolutionary War – 19 de outubro

American Revolutionary War – 19 de outubro

Foi com a Guerra de Independência dos Estados Unidos (também chamada de Revolução Americana) que as treze colônias da Grã-Bretanha na América do Norte conquistaram sua independência, tornando-se um novo país, os Estados Unidos da América.  Antecedentes Antes da década de 1760, as colônias gozavam de muita liberdade, apesar de estar sob o ...

Read more

Our location

Contact us!

  • FacebookTwitterYoutube
  • Telefone

    (31) 3248-5000

  • Email

    secretaria@icbeu.com.br

  • Localização

    Rua da Bahia, 1723 - Lourdes - Belo Horizonte/ MG

  • Horário de Atendimento

    Segunda à Sexta, 08h às 20h
    Sábado, de 08h às 14h

Parceria

Parceiro Parceiro Parceiro

ICBEU Belo Horizonte - Todos os Direitos Reservados. Site produzido por Agência Making Social Media